Recuperando a vaidade do seu carro

Poucos carros saem de fábrica hoje sem os para choques pintados na cor da carroceria. Raros modelos, como a linha Adventure da Fiat ilustram isso.  Mas em um passado recente, todos fabricantes largavam seus carros com para choques pretos ou então, cinza. Alguns anos de sol, chuva, poeira e outras intempéries acabavam por desbotar essas peças, deixando-as com um aspecto horrível.

Para choque traseiro desbotado pela ação do tempo
Para choque traseiro desbotado pela ação do tempo

Durante anos, se pensava que o silicone ou alguns tipos de recuperadores de para choques cumpriam bem a função. Cumpriam bem até a até a primeira chuva. O produto não saía todo, mas deixava marcas escorridas de água na peça, e mais adiante, iam embora por completo. Uns arriscavam até mesmo graxa de sapato, sem muito êxito.

Com o passar dos anos, essa peça foi desaparecendo dos carros na forma crua e aparecendo com pintura, o que facilitou e muito a vida de quem se importa com o visual do carro, dispensando maiores cuidados. Mas os carros antigos, como ficariam? Com base nisso, algumas empresas desenvolveram novos produtos, não mais a base de silicone, que hoje, se tem a certeza de que eram prejudiciais para o plástico, mas sim  a base de carnaúba.

Esse composto é o novo “xodó” da cosmética automotiva, sendo muito usada em oficinas, lojas e lavagens para retirar cera e massa de polir de frisos e renovar os para choques e acabamentos de plástico em geral ao redor do carro. Como citado acima, a linha Adventure, da Fiat, sofre bastante com problemas de desbotamento, desvalorizando e deixando o carro com um aspecto feio. Algumas concessionárias da marca usam o produto em seus semi novos para melhorar a aparência dessas peças desbotadas. A carnaúba age como um tonalizante, deixando os plásticos com aspecto novo e o melhor de tudo, não sai na chuva! Inclusive, uma das indicações de uso do produto é que pode ser usado antes mesmo da lavagem.

Após a aplicação da cera de carnaúba,  as peças retomam o aspecto de novo.
Após a aplicação da cera de carnaúba, as peças retomam o aspecto de novo.
Após aplicação da cera de carnaúba, as peças retomam o aspecto de novas.
Após aplicação da cera de carnaúba, as peças retomam o aspecto de novas.

Como tenho um carro que sofria desse problema, resolvi encarar o produto. E as fotos deixam bem claro a diferença entre o antes e o depois. O que comprei para testar é o Eclipse, da Show Time Polish. Já uso o silicone deles e me agrada bastante o resultado final nos pneus. Então, conhecendo um pouco a linha de produtos do fabricante, apostei pelo que já sabia. E deu certo, o produto deixou um resultado excelente. O único senão do produto é que ele mancha a carroceria e a remoção depois de seco, é bem difícil. Isso se resolve tendo um cuidado na aplicação, de passar um pano úmido nas partes atingidas (para lamas, bem acima dos para choques ou mesmo, em volta dos retrovisores, na moldura das portas) para eliminar o produto destas regiões.

DSC02958          DSC02966

Fora esse pequeno detalhe, o produto tem um rendimento excelente. E já acompanha aplicador. Não recomendado para pneus. Fiz um teste em uma unidade e o resultado não ficou bom. Vou analisar de novo, pois quando apliquei em um pneu novo, ele parece que “impermeabilizou” a borracha, não deixando brilho, mas quando em contato com a água, o pneu ficava com aspecto encerado. Como disse, cabe nova análise, pois não me detive a uma observação mais criteriosa desse resultado.

DSC02968                DSC02971

Ah, desculpa o estado da embalagem, o modelo utilizado é de uso próprio!

Deixe um comentário