Pneus – Escolha correta define conforto de condução no veículo Off Road

A escolha do pneu correto influencia em todos os aspectos da condução e funciomaneto de um veículo. Consumo estabilidade, frenagem e conforto de rodagem estão diretamente relacionados ao tipo de pneu que usamos no carro.
Os pneus disponíveis para a SUV’s hoje se caracterizam em três modelos, MTR (ou MUD), STR e ATR
Segundo Robinson de Souza, gerente de vendas da GP Pneus, atualmente grande parte dos veículos saem de fábrica equipados com pneus STR, que são indicados para uma situação de uso 70% asfalto e 30% terrenos acidentados (chão batido, barro, pedras etc).  Esse tipo de pneus tem como característica um melhor comportamento do veículo, frenagens melhores, economia de combustível, menor desgaste de componentes do carro e um conforto de rodagem superior aos outros tipos, além de uma maior durabilidade.
Robinson enfatiza no entanto que esse pneu cumpre bem a função fora de estrada também, mas que esse não é o seu uso principal. O mais indicado para quem quer um pneu agressivo e vai rodar prioritariamente em terrenos acidentados, que necessitem mais tração, o uso do pneu ATR, que atua 70% terrenos acidentados e 30% asfalto. Excelente performance no fora de estrada, porém, compromete algumas funções vitais do veículo, como consumo, frenagem e estabilidade no uso urbano, nada muito grave, uma vez que diversos veículos saem de fábrica equipado com esse pneu, como a alguns modelos da Ecosport, Palio Adventure e CrossFox, por exemplo.
Já para aqueles que desejam um desempenho 100% off road, existe os modelos MTR (ou MUD). Esse pneu tem um desempenho acima da média no off road com excelente capacidade de tração e frenagens, justamente pelo fato de ter grandes garras na banda de rodagem e um visual mais bonito, por deixar o veículo mais “agressivo”. Mas no uso urbano, essas garras podem ser prejudiciais na condução, principalmente em frenagens e nível de ruído, resume Robinson.
DSC02493
Mercado oferece três tipos de pneu, STR, ATR ou MTR/MUD (da esquerda para a direita, respectivamente)

Deixe um comentário